terça-feira, 10 de abril de 2012

Sobre o Afastamento de Renan Ribeiro


Embora eu defenda que Renan Ribeiro não é goleiro para o Galo, não concordo com seu afastamento neste momento.

Ainda que Cuca justifique que o afastamento não se deu em razão do resultado do jogo contra a bibinhas azuis, essa foi a gota d’água, embora Renan Ribeiro não seja o único culpado pelo resultado, até porque a falha cometida no primeiro gol não foi decisiva para o resultado, pois, antes do gol, Anselmo Ramon já tinha perdido chance incrível, no segundo a saída de bola foi errada, tendo a zaga falhado na marcação, e pra piorar, perdemos o controle do meio campo e, consequentemente, do jogo. Se nossos atacantes tivessem aproveitados suas excelentes chances, ainda no primeiro tempo, o resultado do jogo seria, pelo menos, 4x2!

A saída de Renan Ribeiro já era cobrada desde antes do fim do ano passado, e apenas foi reiterada, repetidas vezes, pela torcida ao longo deste Campeonato Mineiro, também por suas falhas, mas, muito mais, pela sua inconsistência em campo.

Não transmitir segurança para o time é fatal para um goleiro.

E foi isso, muito mais que o resultado do jogo de domingo, que derrubou o jovem goleiro, que é promissor, mas precisa baixar a bola e treinar, física, técnica e mentalmente, para superar este mau momento. Muitos no twitter lembraram que o Diego Alves passou por pressão até pior, diante da situação que o Galo vivia naqueles anos, se recolheu, treinou, mostrou seu valor, assumiu a titularidade de forma incontestável, apesar do que havia acontecido com ele no ano anterior, o do maldito rebaixamento, virou ídolo e foi pra Europa, onde faz consistente carreira.

É nesse exemplo que Renan Ribeiro tem que se mirar. Baixar a bola, ser mais humilde, não discutir com jornalistas em coletivas, treinar muito e, então, voltar ao time.

Mas a justificativa de Cuca para seu afastamento, de que este era o momento ideal para poder fazer testes com os demais goleiros, é, sinceramente, ridículo.

Se existia esse tal momento ideal, por se tratar de campeonato mineiro, este foi no INÍCIO do campeonato, e não na reta final, naquele momento de definição das finais e, principalmente, na definição do título.

E é isso que me preocupa: a definição do título. Pode ser do mineiro, mas não interessa: é título, é a nossa supremacia no estado (uma das poucas coisas que tem nos restado) que está em jogo nesse momento. E colocar Giovani não é a melhor opção!

Giovanni já foi testado e reprovado! Fez apenas 12 partidas, justamente em substituição a Renan Ribeiro, em outro momento ruim do campeonato, levou 19 gols e não agradou ao próprio Cuca, que quando chegou o mandou de volta para a reserva.

É com Giovanni o teste que Cuca quer fazer!?

Na minha opinião, Cuca deveria manter Renan Ribeiro, que foi com que ele começou, reconduzindo-o à titularidade no ano passado, seguindo até o fim do mineiro. E se desse errado, com a perda do título, pesando os prós e contras do goleiro, justificar seu afastamento em face do desempenho, do aproveitamento. Mas, já que Cuca justificou seu afastamento por necessidade de testes, melhor seria colocar o Lee, que, esse sim, efetivamente, ainda não foi testado.

Quando você acha que não tem como mais acontecer novos erros no Atlético, eles acabam acontecendo.

Agora é esperar, e torcer, para que a classificação na Copa do Brasil, e a conquista do Campeonato Mineiro, não estejam comprometidas. E se isso acontecer, já temos o culpado: Cuca, única e exclusivamente!

6 comentários:

  1. Você conhece minha opinião sobre o Cuca desde o ano passado. Pra mim, ele mexe demais no time. Sempre mexe errado e sempre na hora errada. E agora podemos incluir mais um "errado" na lista dele: mexeu pelo motivo errado.

    Espero que o "ciclo" dele termine logo após o estadual, porque aguentar essa ex-maria (junto com o Maluf) no Galo até o final do Brasileiro vai ser duro.

    ResponderExcluir
  2. @johnnybigutunai - João Paulo10 de abril de 2012 às 16:15

    Concordo com você e com o amigo aí do comentário anterior. Ficar metralhando um jovem goleiro, que anteriormente todos, eu disse, todos pediam para que fosse titular, é muito fácil. Os erros do clássico são dos atacantes, que perderam gols fáceis; dos volantes, que no segundo tempo deixaram espaço para os lançamentos e passes precisos dos smurfs; e da zaga que não acompanhou a P**** do atacante, que é ruim, diga-se. Assim fica difícil defender um trabalho prolongado de técnico no futebol. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Concordo parcialmente, portanto discordo parcialmente.
    Vou falar só no que discordo, para contribuir com o debate.
    Acho que o Renan Ribeiro pode ser um goleiro bom no futuro. O problema dele é estar no Galo. Não podemos esperar, sinto muito. Deve ser emprestado, ficar um ano fora, e se aprovar volta.
    E por que o Cuca não fez isso antes? Exatamente pelo que você falou: o Geovane e o Lee são péssimos. Ele não confia em ambos.
    Foi com o Renan até onde deu. Mas o clássico foi a gota d'água. Renan está totalmente sem confiança, desequilibrado emocionalmente, pelas falhas em momentos decisivos, e pela sucessivas falhas em todos os clássicos.
    Renan é tecnicamente um pouco superior a Geovane, e o Lee deve ser o pior de todos. Mas com sua falta de confiança, sua instabilidade, essa pequena vantagem técnica fica superada pela enorme desvantagem emocional do momento.
    Hoje o Geovane [apesar de toda a sua ruindade] é um pouco melhor que o Rena, pelos motivos que citei acima. Não há como esperar mais o equilibrio mental do Renan.
    Acho que o Cuca não teve outro jeito. Não queria mudar de goleiro agora, mas está se vendo obrigado. O caldo está começando a entornar, infelizmente.
    Cuca não é um mau treinador, é um treinador que sabe começar bem um trabalho, mas não sabe terminar o que começou. Isso tem sido uma constante em sua carreira e não está sendo diferente no Galo infelizmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jota, a gente concorda em tudo sobre o Renan. Só discordamos no que diz respeito ao momento da alteração: enquanto você acha que foi feito no momento certo, eu acho que deveria ter sido feito depois do mineiro. Só não concordo com a questão do Lee. Ninguém sabe se ele é tão ruim assim, pois só jogou uma vez. Como disse, se a justificativa para afastar Renan foi fazer testes, tinha que testar quem ainda não foi testado, pois o Giovanni já teve sua oportunidade, e foi reprovado pelo próprio Cuca, que quando assumiu o Galo, o mandou para a reserva. No mais, grande abraço!

      Excluir
  4. Amigo Rodrigo,
    Vai ahí alguns dados, que acho interessante:
    1 ) Contratações, urgentes, estão demorando demais.
    2 ) Contratações, necessárias e obrigatorias, 1 Goleiro BOM 1 lat esquerdo 1 Meia armador ÒTIMO 1 Centro avante marcador de gol, velocista já temos, cara que fica fora da área e esconde atras dos zagueiros já temos.
    3 ) Saida do Maluf ninguem da torcida aguenta ele mais, ganhando os tubos de dinheiro e quando tem que fazer contratação, quem viaja é o Kalil.
    4) Torcida não aguenta mais contratações de ex marias, muda o disco
    5) Chega de contratações por DVD tipo Cambanhota, e jogadores que vem somente se tratar no CT
    5) chega de jogadores que vem, e que estão parados e vem recuperar aquí no CT
    6) Se tem dinheiro que invista em jogadores BONS e que estejam atuando em seus clubes, e esqueçam sua idade, para revenda, mas sim a produção dele no clube, o que ele vai dar de retorno ao clube.
    7) Nem só de novinhos que dão retorno, é um investimento para um ) clube, aquele que PRODUZ e dá retorno com FUTEBOL também é rentável para o clube, campo fica mais cheio, vende-se camisas produtos do clube e automaticamente o patrocinador paga mais, por que o CLUBE fica mais na midia, por ganhar vencer e estar sempre lotado o campo
    8) Ultimato, se não resolverem estes problemas que achamos necessário, o Socio Torcedor, poderá ser um fracasso
    9 ) Veja a média do Mineiro de público, isto é razão da morozidade do maluf e Kalil
    10) Corrigir os erros constantes do time, o Cuca, não mostra os videos para os jogadores, e corrige as falhas, por que elas sempre acontecem, jogo após jogo, os mesmos erros, ou os jogadores são burros, ou o Cuca não corrige.
    11) não vemos no time jogadas treinadas, time compacto, enfim um amontoado de jogadores, dando chutões , bumba meu boi pra frente, bolas de grila, sem existir uma troca de passes, em um bom TIME

    Rodrigo é o que penso, tire dahí o que achar de bom e apague o resto.
    Jones Guerra

    ResponderExcluir
  5. Concordo com quase tudo que a galera tem falado aí.

    Porém, como todo bom brasileiro é um pouquinho de treinador, vou expressar minha opinião:

    O time do Atlético começou certinho o ano, contratou jogadores de nível bom, poucos jogadores, jogadores jovens e com vontade de crescer. O time foi montado num esquema (4-2-3-1) que acho o melhor de todos, pois você tem jogadores ocupando todos os espaços do campo. Só que o nosso treinador pirou!!! Deixou o Felipe Soutto no banco, o que o tirou da pré-lista da Olimpíada pois quando ele se machucou no ano passado ele ia ser convocado pelo Ney Franco, e mudou o esquema colocando o Guilherme pra jogar junto com o André na frente. Chega de deixar esses treinadores acabarem com o nosso Glorioso!!! Alguém tem q fazer alguma coisa!!! Tá todo mundo vendo que o Guilherme ATRAPALHA o André. Se a gente jogar com dois homens abertos, o Bernard ou Escudero pela esuqerda e o Danilinho ou o Berola pela direita, com um meia que hoje, na minha opinião, ainda pode ser o Mancini, o André vai fazer muito mais por nós!!! Ele cresceu no Santos quando o esquema era esse. E em relação aos volantes o Donizete é muito bom! Excelente contratação. Tem que jogar Felipe Soutto e Donizete, pois ambos sabem jogar, sabem marcar, tem raça e sabem passar a bola e chegam na frente. Porque q tem q ter um "burro" no meio? Pra bater? Treino é pra isso!!! No Barcelona o que mais me impressiona é a forma como eles correm atrás da bola quando perdem, parece q estão com fome e aquilo é comida. Isso é treino, orientação do treinador, cobrança, raça. Quem num quer fazer isso VAZA. No Galo tem q ter sangue na veia, jogar pelo time, pela camisa e principalmente pela TORCIDA!!! Merecemos mais, queremos mais e vamos cobrar mais!!!!

    Saudações Atleticanas e Galo até depois da morte!!!!

    Abraços

    ResponderExcluir